Categories
Notícias

Doodle homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza

Amplamente considerada uma das primeiras atrizes negras da história do teatro do Brasil, com apresentações em teatro, televisão e cinema, Ruth de Souza abriu caminho para que outros artistas afro-brasileiros também pudessem ser reconhecidos.

Nascida neste dia, em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava a ser atriz desde muito jovem. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.

A atriz estreou no cinema em 1948 e em 1953 o Festival de Veneza indicou Ruth de Souza para o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “ Sinhá Moça ” (“A Filha do Fazendeiro”) – tornando-a a primeira atriz brasileira a receber um indicação ao prêmio internacional.

Além dos mais de 30 filmes que atuou no país e no exterior, teve uma prolífica carreira na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Em 2004, o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores do Brasil, foi premiada como Melhor Atriz por seu papel no filme do mesmo ano: “Filhas Do Vento”.

Fonte: IstoÉ Gente e Imprensa Rádio FEMA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *